Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

25/01/2009

Por que nós ???
Gênesis 1:26-27: Deus disse: "Façamos o homem com nossa imagem e semelhança. Que ele domine o peixe do mar, os pássaros do céu, o gado , e toda terra e todo réptil que rasteja sobre a terra."

Gênesis 3:22: Deus disse: "O homem tornou-se como um de nós no conhecimento do bem e do mal. Agora ele deve ser impedido de estender sua mão e também tomar da Árvore da Vida. Ele (pode) comê-la e viver para sempre !"

Lendo os versículos, citados acima, no livro do Gênesis, surgem perguntam interessantem: por que nós ??? Sendo Deus Único, Onisciente e Onipresente, porque, nestes versículos, foi utilizado nós ??? Nós quem ???

A Torá Viva, tradução do Rabino Aryel Kaplan, no rodapé, traz uma explicação interessante:

"Façamos... Deus estava falando para todas as forças da criação que Ele trouxe à existência (Targum Yonatan; Ramban). Agora que todos os ingredientes da criação tinham sido completados, todos participariam na criação do homem, a coroação da criação. Outros interpretam "nós" no sentido 'majestádico', e traduzem o versículo, "Eu farei o homem à Minha imagem" (Emunot velDeiot 2:9; Ibn Ezra)."

"Com nossa imagem e semelhança. O homem é, dessa maneira, um microcosmo de todas as forças da criação. A maior parte da Cabalá lida com uma explanação exata de como isso se passa (ver Nefesh HaChaim 1:1). Além disso, de toda criação, somente o homem se assemelha a Deus na apresentação do livre-arbítrio (Maimônides, Yad, Teshuvá 5:1). Outros explicam "imagem" e "semelhança" como referindo-se a uma espécie de arquétipo conceitual, modelo, ou plano que Deus tinha previamente feito para o homem (Rashi). Esse "modelo" é visto como o homem primitivo (Adam Kadmon)."

No contexto da concepção de Deus como Energia Consciente, é possível dar uma explicação razoável para isso...