Esse documentário foi feito bem antes do 11 de setembro e do advento da Al Qaeda... E ele fala, justamente, do advendo de grupos desse tipo e da guerra assimétrica... Não acredita ??? Então veja o documentário...
Talvez se eu tivesse escrito, naquela época, as coisas que vi nesse documentário, muita coisa teria sido evitada... Mas, como era estudante de física, ainda não levava muito a sério meus pensamentos transversais...
Uma Nova Era de provincianismo e anarquia. A sociedade está se desintegrando no caos. Uma das causas disso é o crescimento econômico que não leva a ordem, mas sim ao caos, à desordem.
A explosão das favelas e periferias, assim como das grandes levas de imigrantes rumo aos países ricos, são sintomas da falência social e da ausência do Estado. Estado que trabalha, muitas vezes, para perpetuar as desigualdades e a pobreza. Estado que beneficia uma classe dominante contra a maioria da população. Nesse cenário, a autoridade governamental se desmoraliza completamente.
O que torna o pessoal da favela uma população ameaçadora é a cultura estranha que possuem.
A desorganização e a desigualdade social levam ao caos social.
Nenhum exército consegue unir uma sociedade dividida pela desigualdade social.
No futuro a desigualdade social pode mergulhar Estados inteiros na anarquia.
As forças armadas foram treinadas para lutarem umas contra as outras. Não para enfrentarem facções guerreiras disseminadas no meio da população civil, dominando as favelas e periferias.
As vítimas da Anarquia e do caos social são diferentes das vítimas convencionais.
Invasão é algo dirigido com ordens de cima. Imigração vem debaixo, sem um comando centralizado.