Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

23/01/2009

A internet liberta ?
Texto da Revista Veja - Tecnologia - Nicholas Carr, escritor

O presidente da China, Hu Jintao, disse que fortalecer a cultura da internet ajudará a estender a frente de batalha da propaganda e do trabalho ideológico. Se eu tivesse lido essas palavras há poucos anos elas teriam me soado ridículas. Parecia óbvio que a internet se opunha ao tipo de poder centralizado chinês.

A rede de computadores representava a tecnologia de libertação pessoal. Agora, percebo que eu era ingênuo. Vemos sinais claros de que, enquanto a net pode ser um sistema de comunicação descentralizado, sua operação realmente promove a centralização do poder.

Observe, por exemplo, a crescente concentração do tráfego da Web. Ou como o Google continua a expandir sua hegemonia sobre a pesquisa na rede.

Executivos do Yahoo! e da Sun Microsystens preveêm que a infra-estrutura da internet cairá, em poucos anos, nas mãos de cinco ou seis organizações.