Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

20/01/2009

A encrenca chamada Cesare Battisti
Uma saída possível, em último caso, é o Brasil encaminhar Cesare Battisti ao TPI (Tribunal Penal Internacional) para julgamento. Não me recordo se a a competência desse tribunal engloba o terrorismo, mas poderíamos enquadrar o terrorismo internacional (ataque direto a civis desarmados) no rol de crimes contra a humanidade.

E se não for possível... deveriam fazer um acordo para que isso se torne possível.

Inclusive, se Osama Bin Laden, algum dia se mostrar real (penso que essa figura é uma construção midiática da Era Bush) e for capturado, ele não deve ser julgado nos EUA, mas sim no TPI.

Penso que todos os acusados de terrorismo internacional, incluindo os de Guantánamo, deveriam ser encaminhados para julgamento nessa corte e não nos países que foram atacados. O julgamento desses acusados nos países-vítimas transforma a justiça em vingança, abrindo as portas para abusos, torturas, etc...

Certamente, o TPI deve analisar tanto a conduta do acusado de terrorismo internacional quando a possibilidade de terrorismo de Estado da suposta vítima dos ataques...