Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

13/10/2008

A política de intervenção estatal começou a ser adotada primeiro nos Estados Unidos, com o anúncio pelo presidendte Franklin Roosevelt de uma série de medidas, que ficaram conhecidas como New Deal(novo acordo) e que passaram a ser concretizadas em 1933. Veja algumas delas:

>>controle sobre bancos e instituições financeiras;

>>construção de obras de infra-estrutura para a geração de empregos e aumento do mercado consumidor;

>>concessão de subsídios e crédito agrícola a pequenos produtores familiares;

>>criação de Previdência Social, que estipulou um salário mínimo, além de garantias a idosos, desempregados e inválidos;

>>controle da corrupção no governo;

>>incentivo á criação de sindicatos para aumentar o poder de negociação dos trabalhadores e facilitar a defesa dos novos direitos instituídos.

No setor industrial, a principal medida foi a redução da jornada do trabalho.

Percebendo que o fator básico que gerou a crise econômica havia sido a superprodução, Ford estabeleceu a jornada de oito horas. Além disso, foi responsável por uma importantíssima inovação técnica -- a linha de montagem.

Essa inovação permitiu a redução dos custos e sobre tudo o aumento da produtividade, isto é, o rendimento do trabalho e dos demais agentes da produção.

A aplicação das técnicas fordistas em várias indústrias de bens de consumo gerou uma queda de preços em todo o país, o que foi, juantamente com New Deal, um fator primordial de recuperação da economia norte-americana.