Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

16/09/2008

Eu queria 90 pontos
Eu pretendia e estudei para acertar 90 pontos na prova da OAB. Contudo, as coisas não sairam conforme eu planejei, pois alcancei a marca de 59 pontos, de acordo com a correção de um cursinho. Certamente, eu não contei, como sempre, com as facilidades que a burguesada tem a seu dispôr. Estudei sozinho e usando material garimpado na internet.

Mas acho que a minha grande fraqueza foi pedir, insistentemente, a Deus para acertar 90 pontos. Dizia nas minhas orações: "Oh Deus, dai-me conhecimento e sabedoria, abre a minha consciência e ajuda-me a alcançar os 90 pontos e, dessa forma, calar a boca do ímpio." Acho que o "calar a boca do ímpio" era vaidade e orgulho da minha parte, por isso, obtive o resultado alcançado...

É uma coisa de doido !!! Para mim, as coisas que busco não são obtidas facilmente. Sempre tenho que derramar muito sangue, suor e lágrimas. Sempre alcanço a vitória nos pênaltis... E sempre atribuo essas vitórias, todas as vitórias que obtenho, ao Grande Deus de Abraão. Ele sempre me orienta e me encaminha. Não estou só, pois Ele sempre está comigo....

Isso também aconteceu em outros momentos. Por exemplo, nas duas vezes que prestei e passei na Fuvest (vestibular da USP).

Deus é justo. Ele faz chover para o justo e para o ímpio. E aqui há um ponto interessante. Se Deus é justo, porque ele faz chover para o justo e para o ímpio ? Ele poderia fazer chover só para o justo e dar ao ímpio os raios, a ventania e as pedras... Poderia, inclusive, dividir as nuvens que iriam chover apenas nas propriedades dos justos. Não poderia ? Por que Deus não faz isso ?

Mais uma vez eu me encaminho para a questão do livre-arbítrio e para a iluminação da consciência. Buscar a Deus e seguir o caminho do bem é uma opção de cada pessoa. A pessoa decide usando o seu livre-arbítrio se quer seguir o caminho da luz ou se quer entrar para o lado sombrio. Essa decisão é tomada pela consciência. É a consciência humana que usa o livre-arbítrio e para usá-lo precisa de conhecimento e informação, assim como de sabedoria, entendimento e discernimento...

Se Deus, durante o processo de obtenção do conhecimento e de informação, durante o processo de iluminação da consciência, interferir diretamente no sistema, fazendo, por exemplo, chover só para o justo e não para o ímpio, estará usando chantagem/violência/coação para transformar todo os indivíduos em seres justos, independentemente do livre-arbítrio de cada pessoa. Logo, uma interferência como essa anularia completamente o livre-arbítrio e a consciência dos indivíduos, pois todos seriam justos por uma questão de sobrevivência e não de escolha da consciência...

Inclusive, a árvore do bem e do mal no Jardim do Éden, também é uma evidência da Justiça Divina. Deus poderia ter dado o livre-arbítrio para Adão e Eva e não ter colocado nenhuma árvore lá. Logo, eles não poderiam usar o livre-arbítrio, pois não teriam nada para escolher. Além disso, Deus poderia salvar todas as pessoas na base da chicotada... Mas isso contraria toda a lógica do sistema, toda a lógica do livre-arbítrio e da iluminação da consciência...

Por isso, chove para o justo e também chove para o ímpio. Porém, cada um deles sabe que as ações que praticam trazem conseqüências diretas para suas vidas. Quem faz o mal recebe o mal. Quem faz o bem recebe o bem. Não só isso, ultimamente, a resposta está vindo bem mais rápido do que se pensa. O indivíduo faz o mal aqui, na próxima esquina já recebe uma praga proporcional...

Contudo, ao término da vida, quando a consciência fluir para o mundo dos espíritos, é que cada um receberá o preço pela vida que levou e pelo caminho que escolheu...

Mas, então, Deus não ajuda o justo ? É lógico que ajuda, porém esta ajuda é proporcional à fé e ao merecimento... Inclusive, quando o ímpio pede ajuda divina, Deus pode ouvi-lo, desde que ele tenha fé, reveja suas ações e se converta. Certamente, os pedidos oriundos de vaidade, orgulho, etc, sejam do justo ou do ímpio, não são ouvidos e nem atendidos. Quantas vezes não pedimos para Deus lançar um raio sobre o nosso inimigo ? Não somos atendidos porque pedimos o mal...

Somente Deus pode decidir se o que pedimos será dado e em que proporção. Inegavelmente, se Ele pode decidir mandar o mal. Como fez ao atender o pedido do Profeta Eliseu ou para proteger o Povo Escolhido que saia do Egito, ou então, para testar a fé de Jó...

Enfim, entendeu o que eu disse ? De uma forma ou de outra, esta é uma questão que terei que aprofundar: Deus, Consciência, Livre-arbítrio, o bem e o mal...