Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

16/06/2008

Obama é o melhor caminho para os EUA
Inegavelmente, Obama é o melhor caminho para os EUA. Isto porque sendo os EUA o melhor exemplo de democracia e de Estado de Direito que há no mundo, a chegada de Obama ao poder, demonstrará que este sistema de governo realmente funciona. É o sistema mais adequado para a humanidade, pois, como dizem os poligrotas, é um sistema autopoiético, ou seja, um sistema que se auto-a aprimora ao longo do tempo. Um sistema onde as diferenças são reduzidas e minimizadas dia após dia.

Ontem os EUA eram um país escravocratas. Em seguida um país de negros livres, porém sem direitos e, atualmente, um país onde um negro, mais uma vez, chegou ao comando da nação mais poderosa do planeta. Isto jamais ocorreria em um regime de castas ou em um lugar onde uma minoria comunista domina a maioria silenciosa.

Portanto, a vitória de Obama à presidência, seja acompanhado de Hillary ou de Al Gore, fortalece o sistema democrático, o Estado de Direito e os Direitos Humanos na Terra. É o exemplo mais eloqüente que uma nação democrática pode dar aos demais países, principalmente, quando pregarem que a Democracia, o Estado de Direito e os Direitos Humanos devem ser generalizados, disseminados globalmente...

Além disso, é preciso quebrar o paradigma de guerras que marcam os republicanos e tem caracterizado os EUA nesta última década. A eleição de um veterano de guerra não quebra este paradigma, mas fortalece-o, aproximando os EUA mais de Esparta do que da Atenas Grega, ou seja, dá aos EUA o domínio global, não pelo diálogo, mas sim pela força.

Acho que é mais sensato tomar chá com o Hugo Chaves e negociar uma solução pacíficas para as diferenças do que enviar milhares de soldados para ocupar a Venezuela.

Enfim, Obama é um caminho para a paz e para a estabilidade no planeta.