Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

20/02/2008

Se a Revolução de 32 fosse hoje
Se a Revolução de 1932 fosse hoje, quantos acadêmicos da Faculdade de Direito da USP iriam para a luta ? Muitos ou só o Leonildo ? E os Professores, eles estariam dispostos a lutar por uma causa ou não iriam querer deixar seus escritórios recheados com casos milionários ? Se a Revolução de 32 fosse hoje, poucos ousariam lutar. A maioria preferiria ficar em casa, assistindo novela.

Inclusive, eu recomendaria ao Diretor da Faculdade de Direito da USP que cobrisse, com um pano preto, o monumento dedicado aos estudantes que morreram lutando na Revolução. E que esse pano só fosse retirado quando a Faculdade recuperasse o espírito revolucionário, o compromisso com a coletividade e com a justiça, que existiram outrora. Hoje este monumento é uma vergonha para a instituição, pois ele lembra uma categoria de pessoas que a Faculdade faz questão de excluir, calar e exterminar.

Parece-me que a covardia aumenta com o tempo e com as gerações. O conformismo se alastra como erva daninha. E a estupidez cresce exponencialmente.Inegavelmente, estamos diante de uma massa de pessoas atomizadas e indiferentes. Uma massa de medíocres que passam/passarão pela história sem deixar rastro e nem vestígio. Passam/passarão pela história sem modificar nada, mantendo tudo como era antes de chegarem.

Perdoe-me, Tobias Barreto, mas os dias atuais obrigam-me a reescrever os seus versos:
Quando se sente bater /
no peito heróica pancada /
Deixa-se a folha dobrada /
Enquanto se vai ao Cardiologista.
Gente do Largo São Francisco não deixa mais a folha dobrada para ir morrer na Revolução. Eles deixam a folha dobrada para ir ao cardiologista, fazer exame do coração. O stress ocasionado pela profissão de operadores do sistema de dominação e opressão é muito grande...

A minha pergunta é só uma: no que vocês se transformaram ? Olhem bem no espelho e vejam no que vocês se transformaram... De quem é a culpa ?