Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

19/02/2008

Fidel Castro - Um verdadeiro revolucionário
Inegavelmente, Fidel Castro é um dos grandes revolucionários da História da Humanidade. Ele já está na História. Seu erro foi ter sido hipnotizado pelo poder e, ao invés de criar um sistema de democracia direta, distribuindo o poder para toda a sociedade, para todos os cidadãos, tomou-o para si. Este é o grande erro dos revolucionários.

Fora isto, Fidel é lembrado, acima de tudo, por sua coragem. Uma pequena ilha, nas proximidades do grande império, de repente se transforma em uma nação comunista... Cuba é, sem dúvida nenhuma, uma indicação de que a revolução está nos homens e não nas coisas inanimadas. Revolução precisa de coragem e não de covardes. E Fidel têm coragem. Colocou o Fulgêncio e os gringos para correr, bem na porta da casa deles e em um dos piores períodos da História: Guerra Fria.

Certamente, a renúncia de Fidel não significa que o comunismo morreu ou perdeu. Não significa que o capitalismo venceu. O comunismo não morre e nem perde. E o capitalismo não vence, continuará sob fogo cruzado. Até que todos os seus vícios, dominação, opressão e exploração sejam eliminados. E quando isto acontecer chegamos, inevitavelmente, no comunismo. Inegavelmente, caminhamos para o comunismo, pois o homem evolui, desenvolve, amplia seus conhecimentos e sua consciência.

Contudo, a humanidade faz isto a passos de formiga. Dá três passos para frente e dois para trás. Porém, o caminho da salvação está sendo trilhado. Pode demorar dez mil anos, mas um dia chegaremos lá. Esta é a vontade de Deus e é o desejo dos homens. Isto acontecerá quando todas as consciências estiverem completas, esclarecidas e limpas dos vícios da matéria.

Deus é o "protetor dos pobres, dos órfãos e das viúvas, nunca dos ricos e famosos". Isto significa que Deus está, e sempre esteve, com os revolucionários e nas revoluções que visavam acabar com a pobreza, com a miséria, com as injustiças e com as desigualdades. Certamente, a fraqueza humana levou o poder a corromper a maioria dos revolucionários e destruiu a maioria das revoluções. Porém, a motivação inicial, o inconformismo diante da dominação, da opressão, da exclusão e da exploração, é um impulso divino, é a vontade de Deus.

Não podemos conviver com o mal, ignorá-lo, ser indiferentes. Não podemos colaborar com o mal nem com ação e nem com omissão. E quando toda a sociedade está sendo dominada e se dobrando ao poder maligno, surgem os revolucionários, com sua fé inquebrantável na revolução, e com uma coragem indomável. Os revolucionários e as revoluções podem não ter nada de religião, nenhuma palavra, porém é a mão de Deus empurrando-os a lutar contra o maligno e suas obras: dominação, opressão, exclusão e exploração.

Mas alguém dirá: "Mas o revolucionário era ateu..." Eu repondo: não importa. Deus usa como instrumento de sua vontade quem ele quiser. Lembram do Nabucodonosor ? O Rei da Babilônia que escravizou Israel. Pois é, Deus chama Nabucodonosor de "Meu servo". Mas Nabucodonosor era um idólatra, não acreditava em Deus, etc... Porém, foi um instrumento de Deus para castigar Israel...

No livro "Uma história do povo judeu", de Hans Borger, isto está escrito da seguinte forma:

"Os que entendem a linguagem bíblica ficam chocados: a expressão "meu servo" é uma distinção, a Bíblia a reserva para muito poucos: Abrahão, Moisés, David, alguns dos grandes profetas - mas Nabucodonosor ! É que Jeremias, prosseguindo nos passos de Isaías ("A Assíria, vara da minha ira" Isaías 10:5), recorda ao povo que não existe confinamento para o poder divino, Javé não é uma divindade tribal, chamar o rei babilônico de instrumento dos desígnios divinos é uma maneira de Deus manifestar Sua autoridade sobre tudo e todos."

Enfim, os revolucionários comunistas, assim como os Profetas de Israel, lutando contra a pobreza, a miséria, as injustiças e as desigualdades, eram e são instrumentos de Deus agindo na Terra. Porém, na maioria dos casos foram/são corrompidos e cegados pelo poder que adquiriram/adquirem e transformaram/transformam as revoluções em tiranias. Porém, antes de corromperem foram/são movidos pela mão de Deus.

E não acabou... O capitalismo arranjou um inimigo mil vezes maior. O comunismo era apenas uma formiguinha, quando comparado com o poder da ONGs. O comunismo lutava fora do sistema, podia ser isolado. Já as ONGs estão dentro do sistema e não podem ser isoladas. Portanto, o caminho continua a ser trilhado...

E Fidel cumpriu o propósito que lhe cabia. As conquistas sociais de Cuba não podem ser abandonadas e nem destruída. Tem que ser ampliadas. E, ao invés de construírem um sistema de democracia representativa, democracia de dominação de uma minoria, democracia do capitalismo, Cuba deve construir um sistema de democracia direta onde o Povo decide diretamente todos os assuntos relevantes da República e do Governo, incluindo as leis. O que é bom para a maioria, é bom para o Povo e é bom para o país.
-----------------------------
O profetismo
"Uma história do Povo Judeu" - Autor: Hans Borger - Editora: Sêfer Ltda - 1999, p. 95

Na base da mensagem do profeta de Israel está o domínio universal da justiça, da justiça social entre os homens e da justiça pública no convívio entre as nações. Todos, indivíduos ou povos, estão sempre submetidos ao juízo do eternamente Justo, Javé, o Protetor dos pobres, dos órfãos e das viúvas, nunca dos ricos e famosos. Por acostumar-e a ver nos males econômicos a raiz da decadência das nações, sucumbe-se facilmente à tentação de perceber os profetas vestidos de visionários da redenção da humanidade por intermédio de plataformas sociais.

É uma linguagem sem dúvida sedutora, mas não se pode transformar Amós em precursor de Marx sem privar a mensagem profética de sua inalienável dimensão religiosa.