Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

31/01/2008

Aprofundando a frase de Einstein
Einstein disse: a ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega. Bem, não vou colocar entre aspas porque Einstein não falava português.

Esta frase expressa uma verdade, mas ela não vai fundo. Tem que ir fundo. A frase fica melhor assim: a ciência sem a religião é um psicopata carniceiro que não ousaria matar todos os humanos só para estudar o que acontece com a Terra sem a presença humana. Os médicos nazistas eram todos cientistas. A religião sem a ciência transforma truques em milagres e passa a dominar pelo medo.

Enfim, é preciso conciliar religião e ciência. Uma controlando e limitando a outra. Quando a religião exceder, a ciência segura. Quando a ciência avançar o sinal, a religião segura.

"Sem a religião a ciência nos mata. E sem a ciência a religião nos escraviza." Leonildo Correa