Depois da derrota de Hugo Chavez, no referendo para ditador, é preciso premiar a decisão sábia do povo da Venezuela. O Brasil pode fazer isto aprovando a entrada daquele país no Mercosul.
Eu não vejo razão para continuar impedindo o acesso da Venezuela à integração sul-americana. Contudo, o Chavez deve ser alertado para não recomeçar seus planos expansionistas e autoritários.
---------
Não sei se vocês perceberam, mas há um levante autoritário ocorrendo no mundo. Venezuela, Paquistão, Rússia, Bolívia, Equador... Os governantes, aliados a uma maioria legislativa, e com adesão do judiciário estão abrindo as constituições democráticas para inserir normas autoritárias e super-poderes.
Querem terceiro mandato ou reeleição infinita. Querem virar imperadores e reis e não saírem mais do poder. Certamente, há um levante autoritário tentando recuperar as posições que perderam com o avanço da democracia e dos direitos humanos.
Precisamos reagir e impedir que as conquistas da humanidade sejam perdidas e que as constituições democráticas se transformem em instrumentos de opressão e autoritarismo. O poder pertence ao povo e o povo não pode transferi-los definitivamente para os governantes.