Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

24/12/2007

A exclusão dos concursos e vestibulares
Você já percebeu que os pobres são completamente excluídos dos concursos públicos e dos vestibulares de muitas universidades públicas ? Quantas pessoas das classes D e E teriam recursos disponíveis para pagar R$ 100,00 para fazer um concurso ou vestibular ? Isto só a taxa para fazer o concurso ou vestibular, ou seja, não está incluído o material de estudo e nem os cursinhos preparatórios.

Resumindo, este é mais um mecanismo da classe dominante para excluir a coletividade, a maioria da população, dos concursos e das universidades públicas. Logo, de um emprego na administração pública. Se não podem pagar, não podem fazer a prova. Logo, não podem concorrer às vagas disponíveis.

É por isso que a administração pública está completamente nas mãos das classes A, B e C. Só eles tem recursos para pagar as provas e se preparar para passar nos concursos e vestibulares, principalmente nos cursos mais concorridos.

A idéia dos tucanos de reduzir as taxas pela metade é um bom começo para remover este mecanismo de exclusão social que está grudado na administração pública brasileira e nas Universidades Públicas. Os tucanos são inteligentes, quando resolvem usar a cabeça a coisa anda. O problema é que eles não gostam de usar a cabeça.

Contudo, pagar a metade não resolve. Quem não tem 100 também não tem 50. Por isso, a minha idéia, neste tema, é muito mais radical, pois eu pretendo, em um futuro próximo, propor a remoção completa de todas as taxas dos concursos e vestibulares públicos. O Estado não só vai pagar a confecção e a correção das provas como vai dar cursos preparatórios gratuitos para todos os interessados em prestar concursos e vestibulares.
--------------------
Aluno de baixa renda de SP terá desconto em concursos e vestibulares
G1-São Paulo -- 22/12/2007

Desconto de no mínimo 50% está previsto em lei promulgada pelo governador José Serra.
Candidato tem que estar matriculado em escola ou universidade.

O governador de São Paulo, José Serra, promulgou uma lei que dá desconto de no mínimo 50% na taxa de inscrição de concursos e vestibulares de instituições públicas estaduais para alunos de baixa renda. A lei 12.782 foi promulgada na quinta-feira (20) e publicada no Diário Oficial de sexta (21).

Terá direito ao desconto o estudante matriculado no ensino fundamental, médio, cursinho pré-vestibular ou em curso superior (graduação ou pós-graduação) que esteja desempregado ou que tenha remuneração mensal inferior a dois salários mínimos. O desconto será de no mínimo 50% e poderá chegar a 100%.

Segundo o texto da lei, o desconto valerá para todos os concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito de qualquer dos poderes do estado, abrangendo a administração direta e indireta, e para as universidades públicas estaduais e outras instituições de ensino superior mantidas pelo estado. Caso o edital do concurso não especifique o percentual do desconto, a redução na taxa de inscrição será de 75%.