Por exemplo, a tal Campanha Criança Esperança arrecada milhões e milhões todo ano. Para onde vai este dinheiro ? Está sendo aplicado em projetos sociais ou é tudo mentira e estão desviando até o talo. Monstram meia dúzia de criança em um abrigo, um jovem que agora está fazendo esporte e diz que aquilo é projeto financiado pelo Criança Esperança. Projetos que somados não chegam a R$ 100.000,00. E o resto do dinheiro, os milhões, para onde estão indo. Cadê o resultado concreto ?
Usar o nome do UNICEF ou de outras organizações não é sinônimo de lisura e nem garantia de destinação correta dos recursos. Eu acho que a CPI das ONGs tem que ir fundo nestas campanhas, pois mais de 50% dos recursos arrecadados, usando a boa-fé e a ingenuidade das pessoas, estão sendo desviados e embolsados pelos organizadores desses eventos.
Também tem que investigar o tal Sistema S. As receitas arrecadadas pelas contribuições ao Sistema S são repassadas a entidades, na maior parte de direito privado, que devem aplicá-las conforme previsto na respectiva lei de instituição. Não estão aplicando, ou então estão aplicando muito mal o dinheiro. Não vemos resultados concretos. A arrecadação aumenta ano a ano e os projetos do sistema S continuam os mesmos de 10 anos atrás. Tem que fazer a mesma coisa: pente fino emtudo, em todas as contas dos últimos 20 anos...