Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

16/11/2007

Militares da Venezuela invadem a Guiana e destroem garimpo
Guiana informou que tropas do país foram enviadas à fronteira em reação a uma suposta invasão do território.
SÃO PAULO - O Ministério das Relações Exteriores da Guiana informou que tropas do país foram enviadas à fronteira ocidental nesta sexta-feira, em reação a uma suposta invasão do território do país por soldados venezuelanos. Os militares da Venezuela teriam explodido duas dragas de garimpos de ouro em um rio próximo da fronteira.

De acordo com os militares da Guiana, as tropas da Venezuela usaram helicópteros e explosivo C-4 para destruir as dragas; ninguém teria ficado ferido no incidente, que os militares da Guiana não sabiam dizer se aconteceu no rio Wenamu, que faz a fronteira entre os dois países, ou no rio Cuyuni, em território da Guiana.

O ministro das Relações Exteriores da Guiana, Rudy Insanally, convocou o embaixador venezuelano na capital, Georgetown, Dario Morandy, para dar explicações sobre o incidente. Funcionários do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela disseram que não havia nenhum comunicado oficial a divulgar sobre o assunto.

No ano passado, um soldado da Guarda Nacional da Venezuela matou a tiros um garimpeiro guianense no lado da fronteira pertencente à Guiana. Ninguém chegou a ser preso depois desse incidente. As informações são da Associated Press, citada pela Dow Jones.
-----------------

Guiana-Venezuela… Um conflito latente na América do Sul

(Mapa da área territorial da 5ª Divisão de Infantaria do Exército Venezuelano onde se observa à direita metade do território da Guiana como parte integrante do estado Venezuelano in http://www.ejercito.mil.ve/images/quinta_division.gif)

Embora muitos temam a renovada força militar venezuelana e o carácter mais ou menos imprevisível do seu presidente Hugo Chavez, poucos conhecem contudo que a haver um conflito militar envolvendo a Venezuela bolivariana e uma outra nação, este será com toda a probabilidade um conflito contra… a Guiana e não contra os EUA…

O primeiro indício surgiu em 13 de Março de 2006 com a adição de uma oitava estrela à bandeira venezuelana, com a explicação de que seria um tributo à contribuição da província da Guiana na luta da independência venezuelana no século XIX…

Mas simultaneamente o site do exército venezuelano passou a mostrar nos mapas que definem as áreas de responsabilidade de cada uma das suas seis divisões um mapa a verde que surge novo território a Este… ou seja, cerca de metade do território da Guiana… E agora passem o rato sobre o link de cada uma destas divisões de infantaria… sim, o território à esquerda aparece como parte integrante do mapa da Venezuela mas não possuí nenhuma divisão assignada a ele… ainda?

De facto, a Venezuela reclama como seu este território desde 1966, uma reclamação semelhante à Argentina sobre as Malvinas já que também opôs o Reino Unido a uma nação latino-americana… A primeira reclamação formal na ONU surgiu e 1963, reclamando então a Venezuela todos os territórios a oeste do rio Esequibo. A independência da Guiana do Reino Unido em 1966 não aplacou a questão, levando até à ocupação militar de uma ilha fronteiriça pelo exército venezuelano de então, uma ocupação que subsiste até hoje…

Em 2002, uma fragata da marinha venezuelana entrou nas águas territoriais da Guiana, para recuperar um navio de pesca capturado pela guarda costeira da Guiana, no que se lhe opôs o navio patrulha da Guiana “Esequibo” e a fragata, levando esta última a retirar-se sem disparar um tiro…

Se algum dia houver um confronto militar aberto entre os dois países a vantagem venezuelana fará impôr um desfecho certo… dado que os 1600 soldados, 3 patrulhas e zero aviões pouca oposição poderão fazer ao renovado petro-exército venezuelano…

Outros textos sobre a questão: DefesaNet