Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

10/10/2006

O prejuízo que os tucanos (PSDB + PFL) causaram ao Brasil com as privatizações

Seria interessante que os companheiros do PT, que dominam economia, montassem uma tabela que compara o preço de venda de cada uma das estatais com o preço que estas empresas valem hoje. Essa tabela mostrará o prejuízo causado ao Brasil pelo PSDB e pelo PFL, com suas políticas de privatizações. Políticas essas que o Alckmin e sua gangue pretendem continuar praticando. Inclusive o guru econômico do Picolé de chuchu - Mendonça de Barros - já está falando em privatizar a Petrobrás, ou seja, nem ganharam a eleição e já estão falando em privatizar a Petrobrás.

Eu lanço o primeiro dado que é uma pequena demonstração da extensão do prejuízo causado ao Brasil pelos tucanos (FHC, Serra, Alckmin, etc). A Companhia Vale do Rio Doce foi privatizada em 1997, no Governo do tucano FHC, pelo valor de 3,5 bilhões de reais. Hoje esta Companhia aparece na avaliação da Bolsa com um valor de mercado de 122 bilhões e 698 milhões de reais. Somente nesta Companhia o Brasil perdeu, com a privatização do tucano FHC, 119 bilhões e 198 milhões de reais. Agora, diga-me Sr. Geraldo Alckmin: quantos hospitais daria para construir com 119 bilhões de reais ? Quantas escolas ? Quantas rodovias ? Etc. Se a venda do "aerolula" daria para construir 5 hospitais, quantos hospitais poderiam ser construídos com o dinheiro que vocês fizeram o Brasil perder nas privatizações ?

Isso é somente o prejuízo causado ao Brasil pela venda de uma empresa estatal, a Companhia Vale do Rio Doce. E as outras empresas ? Quanto foi o prejuízo delas ? Precisamos calcular o valor total desse prejuízo que o PSDB e o PFL, com suas privatizações, ocasionaram ao Brasil. Precisamos não só calcular, mas mostrar esses dados para o povo brasileiro. Além disso, precisamos mostrar a quantidade de notas de reais que esse prejuízo forma, ou seja, vamos empilhar as notas e mostrar ao povo o monte de dinheiro que vocês perderam. Os tucanos gostam de ver dinheiro em espécie, gostam de ver dinheiro amontoado em cima da mesa. Portanto, precisamos amontoar o dinheiro perdido com as privatizações. Não só amontoar, mas chamar o povo para ver a altura do monte. Assim, todos os cidadãos terão uma idéia exata da quantidade de recursos que foram perdidos, do tamanho do prejuízo e da desgraça que vocês, tucanos, causaram ao Brasil. Se um milhão e pouco forma um montão de dinheiro, imagina cento e dezenove bilhões ? Isso só da Vale do Rio Doce, ou seja, desconsiderando o prejuízo oriundo das outras empresas que foram privatizadas

Resumindo, o PSDB e o PFL, com suas políticas de privatizações e destruição do patrimônio público, ocasionaram, e pretendem continuar ocasionando, grandes prejuízos para o Brasil e para o povo brasileiro.

-------------------------------------------------------------------