Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

13/06/2006

Hawking: humanidade deve migrar ao espaço para sobreviver

Segundo ele, o risco crescente de um desastre na Terra faz com que tenhamos que procurar um novo lugar para viver

AP


AP
O astrofísico Stephen Hawking

HONG KONG - A sobrevivência da raça humana depende de sua habilidade de encontrar novos lares em qualquer lugar no universo, já que há um risco crescente de um desastre destruir a Terra, disse nesta terça-feira o renomado cientista Stephen Hawking.

O astrofísico britânico disse, em uma conferência em Hong Kong, que os humanos poderiam ter uma base permanente na Lua em 20 anos e uma colônia em Marte nos próximos 40.

"Não encontraremos nenhum lugar tão bom quanto a Terra a não ser que viajemos para outro sistema estelar", acrescentou Hawking.

Segundo ele, se os humanos puderem evitar se matar entre si mesmos nos próximos cem anos, eles deverão ter instalações espaciais que poderão continuar sem o suporte da Terra.

"É importante para a raça humano se disseminar pelo espaço, pela sobrevivência das espécies", disse Hawking. " A vida na Terra está em risco crescente de ser exterminada por um desastre, como o aquecimento global, guerra nuclear, um vírus geneticamente modificado ou outros perigos que ainda não pensamos".

O cientista de 64 anos - autor do best-seller Uma Breve História do Tempo - anda de cadeira de rodas e se comunica com a ajuda de um computador pois sofre de um distúrbio neurológico chamado esclerose lateral amiotrófica, ou ELA.