São Paulo, 16 de julho de 2007.
Magnífica Suely Vilela - Reitora da Universidade de São Paulo:
Alguns alunos da USP, buscando mecanismos que ampliassem o retorno social da Universidade, decidiram reunir e publicar, na internet, os materiais e as anotações de aulas que possuíam. Essa idéia simples evoluiu para um plano maior e, ao realizar uma pesquisa sobre tal iniciativa, descobriu-se que há um movimento mundial (OCW Movement – vide http://www.ocwconsortium.org) de democratização do conhecimento e/ou socialização dos saberes.
Esse movimento mundial teve início em 2002, no Massachusetts Institute of Technology (MIT – vide http://ocw.mit.edu/index.html), e constitui na publicação/disponibilização, via internet, de materiais acadêmicos produzidos, retidos e transmitidos no Instituto.
Assim, respaldados pela iniciativa primeira e alinhados ao movimento mundial, decidiu-se criar uma organização não-governamental, denominada Instituto OCW Br@sil, com a finalidade de incluir as universidades públicas brasileiras e, naturalmente, o Brasil nessa tendência. Mas não somente isso, vislumbrou-se nesse movimento a possibilidade de construir um projeto eficaz, capaz de gerar um grande impacto na educação brasileira, reduzindo as desigualdades regionais de oportunidades que existem no contexto universitário do Brasil.
Nesse sentido, a Universidade de São Paulo, diante de sua condição de maior e mais importante instituição do país e da América Latina, possui as condições ideais para implementação deste projeto e do movimento OCW, fazendo com que a USP se torne pioneira, de fato, na realização com êxito de tais empreendimentos.
A decisão de construir uma ONG para gerenciar esse projeto e trazer esse movimento para o Brasil, derivou da observação de que as iniciativas institucionais, para a realização de tal empreitada, geram altos custos para a Universidade e excesso de tarefas para os funcionários envolvidos, além de que, não há servidores com a devida qualificação profissional disponíveis nos quadros institucionais.
Assim, o melhor caminho é alavancar esse empreendimento por meio de uma ONG específica, capaz de levantar fundos, gerenciar tecnologias e implementar as melhores soluções, cabendo à Universidade o papel primordial como fonte das informações e do conhecimento. Inclusive o projeto do MIT é alavancado por duas organizações não-governamentais: William and Flora Hewlett Foundation e Andrew W. Mellon Foundation.
Nesse contexto o Instituto OCW Br@sil, através de seus diretores-fundadores Daniel Câmara de Souza (Diretor Financeiro), Diogo Rógora Kawano (Diretor de Comunicação e Marketing) e Leonildo Correa da Silva (Diretor Jurídico), alunos graduandos desta Univesidade, vêm mui respeitosamente requerer à V.Exª uma reunião para apresentação do projeto completo OCW-USP (resumo em anexo) de democratização do conhecimento e socialização dos saberes produzidos nesta Universidade, bem como encaminhar um pedido de parceria para sua implementação.
Além disso, solicitamos que a reunião se realize em um espaço no qual esteja disponível um projetor (datashow) para apresentação personalizada e dinâmica do projeto.
--------------------------FIM--------------------------
Atenção: Outras Universidades Brasileiras tentaram implementar projetos OCW, porém elas não conseguiram, ou seja, os projetos não saíram do papel e se saíram constituem apenas esqueletos de sites na internet, sem nenhum conteúdo relevante. Basta acessar os sites de tais Universidades para ver que não obtiveram sucesso na empreitada.